Começo esse post com uma brincadeira que talvez resuma o que é usabilidade para você:
Usabilidade é como uma piada, se você precisa explicar, ela não é boa.
A partir daí, temos outras alusões ao tema, como o próprio livro do Steve Krug – “Não me faça pensar”, um guia prático e simples sobre como ter uma boa usabilidade na web. Muita gente confunde usabilidade com design – não que esses dois temas não devem andar juntos – mas, realmente eles devem se complementar.
Pense em Usabilidade desde o começo
A usabilidade deve ser pensada desde o princípio, por isso muitas agências digitais tem apostado em um profissional de “UX” – User Experience -, aliado ao diretor de arte/designer.
Quantas vezes você já acessou uma loja virtual bonita, com banners lindos mas com dezenas de passos até você conseguir efetivamente comprar?
E qual impacto disso? Simplesmente na sua taxa de conversão de vendas e consequentemente no seu faturamento e no seu ROI. Afinal, como eu sempre digo aos meus alunos: o que adianta você investir em mídia se a sua loja está ruim?
Testando sua Loja Virtual
Como tudo o que eu faço, para não ficarmos somente na teoria, aqui vai uma dica prática – que parece óbvia mas ninguém faz:
Peça para alguém (de preferência sua persona) testar sua loja virtual na sua frente!
Parece óbvio mas ninguém faz! Procure por alguém (pode ser um amigo, na faixa etária ao menos do seu público consumidor) para testar a loja na sua frente e fazer uma compra – importante que ele vá até o final do processo, pode ser emitindo um boleto bancário – e a partir daí, busque insights com ela:
- Você encontrou de forma simples o produto?
- A loja carregou rapidamente todos os elementos, nenhuma página travou?
- Quanto tempo ele demorou para finalizar a compra (principalmente calculando o tempo depois da decisão final de finalizar compra no carrinho)
- O que poderia ser feito para melhorarmos ainda mais a sua experiência de compra?
- O que você gostou/não gostou?
- Você recomendaria essa loja para um amigo?
- O site transmitiu segurança/confiança?
- Você teria realizado a compra se isso não fosse um teste? Por que?
- A descrição do produto supriu a sua necessidade?
São perguntas básicas que vão te gerar insights para melhorar a usabilidade da sua loja virtual e com isso, aumentar sua taxa de conversão e seu faturamento. Um detalhe importante aqui é: o desenvolvedor da sua loja virtual é a pessoa menos adequada para te dizer que ela está pronta ou a usabilidade está boa – simplesmente porque, além dele muitas vezes não ser o seu público consumidor, ele que montou/desenvolveu a loja, ou seja, para ele, tudo vai estar bom!
Testar antes de lançar
De preferência faça esse teste antes de lançar a sua loja virtual ao ar e se possível com mais pessoas, a amostragem é importante e pode te gerar mais insights. Geralmente colocamos isso dentro de um processo de “QA – Quality Assurance” dentro de um cronograma de um projeto de e-Commerce.
Existem algumas ferramentas muito interessantes que você pode utilizar depois da sua loja virtual ter ido ao ar:
- Hotjar – www.hotjar.com
- Smartlook – www.smartlook.com.br
- CrazyEgg – www.crazyegg.com
Você tem vários relatórios interessantes, principalmente os mapas de calor e “video recordings”, ou seja, ele filma a experiência de usuário real comprando na sua loja. Isso também gera insights do comportamento de compra do seu público e vai poder avaliar se a usabilidade da sua loja está adequada a eles.
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